Idade em Menarca e sua associação com excesso de peso e percentual de gordura corporal em meninas na região sudoeste da Amazônia brasileira

por Dra. Ivanice Barcellos Gemelli

Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019, 08:00h.

Barcellos Gemelli IF, Farias EDS, Souza OF.


OBJETIVO DO ESTUDO: Analisar a idade da menarca e sua associação com excesso de peso e percentual de gordura corporal.

DESENHAR: Pesquisa transversal de base escolar.

CONFIGURAÇÃO: Região Sudoeste da Amazônia Brasileira.

PARTICIPANTES: A amostra foi composta por 727 meninas, na faixa etária de 8 a 16 anos, divididas em 3 grupos: menarca precoce, normal e tardia, de escolas públicas e privadas, selecionadas por amostragem aleatória estratificada proporcional.

INTERVENÇÕES E MEDIDAS PRINCIPAIS DO RESULTADO: A bioimpedância foi utilizada para medir o percentual de gordura corporal e o índice de massa corporal, aplicando o questionário da Pesquisa Global de Escolar sobre Student para categorizar as variáveis ​​comportamentais. A idade da menarca foi determinada pelo método do status quo. A maturidade sexual foi avaliada através da autoavaliação de acordo com os critérios descritos por Tanner.

RESULTADOS: A idade geral da menarca foi 11,52 (± 1,35), início 10,48 (± 0,78), normal 12,39 (± 0,50) e tardia 14,27 (± 0,51) anos. A prevalência de excesso de peso e gordura corporal foi de 28,3% (206/727) e 44,3% (322/727), entre aqueles com menarca. Houve uma associação positiva entre excesso de peso e gordura corporal com a idade na menarca precoce (P = 0,000 e 0,015).

CONCLUSÃO: A idade da menarca entre as meninas da região amazônica é semelhante à dos países industrializados. A prevalência de excesso de peso e gordura corporal foi alta e houve evidências de associação entre idade com menarca precoce e excesso de peso. As tendências de idade na menarca e estágio de maturação sexual devem ser monitoradas com fatores relacionados, para adotar estratégias de controle da obesidade desde cedo.

Copyright © 2016 Sociedade Norte-Americana de Ginecologia Pediátrica e Adolescente. Publicado pela Elsevier Inc. Todos os direitos reservados.


Categorias